Procedimentos de Leitura


Ler é só começar?
 
   "Todos lemos a nós e ao mundo á nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender, ou para começar a compreender. Não podemos deixar de ler. Ler, como respirar, é nossa função essencial."
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São paulo: Companhia das Letras, 1997.

   Leitura e escrita são, em uma sociedade letrada, a base do sistema de comunicação. Mas, se pensarmos bem, veremos que a leitura é algo muito mais presente em nossa vida do que a escrita. Atente para todas as vezes, durante um dia, em que você lê alguma coisa. Preste também atenção em quantas vezes você escreve alguma coisa. Compare o número de vezes em que você leu algo com o número de vezes em que escreveu. Viu como a diferença é grande? Nesse sentido, é natural sermos mais "leitores" do que "autores". Escrevem aqueles que são obrigados a fazê-lo por questões profissionais. Ler, lêem - supostamente - todos!

Os passos do caminho (LER)

   Por que, as vezes, ler parece ser algo tão difícil? Provavelmente porque existem diferentes maneiras de "ler", ou, se preferirmos, diferentes níveis de leitura. O mais elevado é aquele no qual, além de coletar informações, o "leitor" estar simultaneamente considerando a validade de tais informações, comparando-as a seu conjunto de referências específicas, procurando argumentos ou outras informações para sustentar suas posições.
  Vamos ver agora, alguns passos a serem dados todas as vezes que quisermos garantir um bom resultado durante a leitura de um texto.

Identificar o tema do texto: 

   Do que trata o texto lido? Qual seria o seu foco principal? Se possível, é bom já verificar o grau de conhecimento que se tem sobre o tema exposto: alto (vai permitir avaliar o que é repassado no texto a ser lido); médio (podem-se obter novas informações ainda ignoradas); baixo (será mais difícil julgar a qualidade das informações contidas no texto).

Elaborar uma síntese do texto:

    A elaboração da síntese exigirá que se faça uma seleção e uma organização dos elementos mais importantes do texto. Será necessário estabelecer critérios de relevância (O que é mais importante? O que é menos importante?).  

Organizar as próprias idéias  com relação aos elementos relevantes:

   A organização das informações obtidas no texto exigirá o posicionamento do leitor. Tal posicionamento deve ocorrer da avaliação do que foi dito com base nos critérios que se resolveu adotar para a elaboração da síntese. Nesse momento, é importante que o leitor verifique os conhecimentos prévios que já tem sobre o tema desenvolvido pelo texto.Esses conhecimentos permitem que se adote uma posição ás novas informações (concorda com elas? Discorda delas? Por quê?).

Estabelecer relações entre os elementos relevantes e/ou entre eles e outras informações  a qual o leitor disponha:

   A tomada de posição em relação aos elementos relevantes selecionados deve permitir que o leitor perceba, também, como esses elementos se relacionam, subordinam-se e também como pode relacioná-los ás informações que já tinha sobre o tema.

Demonstrar capacidade para interpretar os dados e fatos apresentados:

   Estabelecidas as relações, o leitor precisa, agora, dar um passo que vai começar a viabilizar a construção de um sentido seu para o texto que está lendo. Esse passo deve constituir a resposta para uma pergunta: que sentido faz o que eu acabei de ler? Em outras palavras: consideradas todas as informações qual é o sentido fundamental a que se chega?

Elaborar hipótese explicativas para fundamentar sua análise das questões tematizadas no texto:

   A conclusão do processo de leitura e a construção do sentido acontecem no momento em que, após determinar as informações relevantes, relacioná-las e interpretá-las, o leitor procura uma explicação para a razão de elas serem o que são. A elaboração de hipóteses explicativas  para um conjunto de dados obtidos através da leitura é, na verdade, o passo final na "apropriação" do texto lido pelo leitor. Ao construir hipóteses sobre o cenário delineado pelo texto, ele vai além do que foi dito pelo autor e constrói um novo conhecimento acerca da questão tematizada.

"A leitura trás ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão." (Francis Bacon)
Super Ajuda, 19.09.2014