Pré-ENEM: Dissertação


  Se descrever é caracterizar e se narrar é contar, o que é dissertar?

  Assumir um ponto de vista, redigir atendo-se ao tema, argumentar fundamentando os porquês, iluminar o que se afirma com exemplos... A dissertação é uma das atividades fundamentais da nossa prática de linguagem e da nossa condição de seres humanos.
  Com as experiências dissertativas, pensamos e repensamos a vida, questionamos o que nos é apresentado, interrogamos e criticamos a realidade, defendemos os nossos direitos, fazemos proposta de transformação do mundo. Esses são elementos básicos do mundo dissertativo. Agora, veremos a dimensão estrutural da dissertação. Como se organiza o texto? Como se dá a sequência das ideias? Como se inicia o texto? Como se desenvolve o assunto? E a conclusão?
  Existem inumeráveis modos de organizar a sequência do texto dissertativo em muitas maneiras de fazer a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, sendo que:
  •  Na introdução, apresentamos o tema e o ponto de vista;
  • No desenvolvimento, apresentamos a argumentação (os porquês, os exemplos.);
  • Na conclusão, apresentamos uma síntese reafirmadora das ideias (reapresentação, com outras palavras, do ponto de vista e/ou do argumento principal), não esquecendo de propor uma solução para o problema e/ou discussão em questão.
  Perceba a aplicação desses requisitos no texto abaixo.
  No texto veja como a introdução expõe o tema e a posição assumida, e como a conclusão reafirma a tese.


   Interessa observar que as dissertações escolares são geralmente curtas, contendo entre 20 e 35 linhas, e nesse caso é preciso arquitetar o texto com três ou quatro parágrafos: um para a introdução; um ou dois para o desenvolvimento; um para a conclusão.
   No entanto, vale lembrar, existe grande liberdade para estruturar a dissertação.