Interpretação de textos (ENEM)



Em alguns exames vestibulares  e principalmente em provas do Enem, há um tipo de questão que pode envolver mais de uma competência e/ou mais de uma habilidade.

  Veja o que um documento do Enem afirma sobre o papel da leitura nesse exame:

Veja esta questão do Enem:

Vejamos como as operações e ações apontadas pelo Enem são mobilizadas para a resolução dessa questão:
·       Identificando e selecionando informações centrais e periférica:
    Ao ler o texto, o estudante deve depreender as informações centrais do texto, como a relativa á prática adotada pelos índios contra seus inimigos. O nome do explorador (Sr. Matter), ou da tribo (jivaro), ou do continente (América do Sul) onde ele fez sua exploração são informações periféricas.
·       Inferindo informações, temas, assuntos, contextos:
  Não de sabe, pelo texto, quem é o Sr. Matter e as razões de sua viagem de exploração á América do Sul, mas é possível inferir que seja um médico, ou um antropólogo, ou um cientista, que vive em outro lugar. Se o índio jivaro se nega a reduzir a cabeça de um macaco porque este não lhe fizera mal, mas faz isso com um inimigo, então se deduz que um ser humano é que pode fazer mal ao índio jivaro. o que, de certo modo, coloca o Sr. Matter em risco.
·       Justificando a adequação da interpretação:
  A alternativa "b" é a mais coerente com o texto, é a que melhor justifica a relação que se dar entre o assunto do texto, sua finalidade  e o modo de como ele é narrado.

·       Compreendendo os componentes implícitos de construção do texto, como organização, estrutura, intencionalidade, assunto e tema:
  A questão pede ao estudante que reconheça na crônica lida alguma das características próprias do gênero, tais como assuntos e finalidade. Na questão, é informado que a crônica "foi escrita a partir da reportagem de um jornal"; logo a informação foi colhida. Por meio da divulgação do relato do Sr. Matter, o cronista objetiva "promover uma reflexão" acerca da ética e do senso de justiça tanto de índios quanto de pessoas ditas civilizadas.
·       Analisando os elementos constitutivos do texto, de acordo com sua natureza, organização ou tipo, comparando códigos e linguagens entre si; reelaborando, transformando e reescrevendo (resumos, paráfrases e relatos):
   A organização do texto é examinada na coluna pelo item (modo de apresentar). Em oposição ás categorias (descrição objetiva) e (exposição argumentativa), o item (narrativa sugestiva) é a melhor opção, já que a história contada é sugestiva, quer dizer, instiga a relação a respeito do comportamento dos seres humanos entre si e em relação aos animais. 

"Quer se dar bem no Enem, pratique essas técnicas..."