Em casa, na rua, pelo rádio ou pela TV, a todo instante recebemos inúmeras mensagens publicitárias. Muitas vezes gostamos delas, e não é á toa que a publicidade brasileira é considerada uma das mais criativas do mundo.
Exemplo:
Como vimos no anúncio apresentado, o texto publicitário escrito normalmente apresenta dois tipos de linguagem, a verbal e a visual, de modo que uma serve de apoio ou reforço á outra.
De modo geral, a linguagem é enxuta e direta, como mostra o anúncio. Frequentemente emprega verbos no modo imperativo ou no presente do indicativo. O nível de linguagem costuma ser o coloquial, mas pode variar de acordo com o produto anunciado, com o tipo de público a que se destina, com o veículo utilizado - jornal, revista, rádio, TV, outdoor -, podendo ser tanto a norma culta quanto as variedades regionais ou a gíria.
Os recursos empregados para atrair a atenção do interlocutor são inúmeros e vão da metáfora e da metonímia até o uso da ambiguidade, de frases feitas, provérbios, jogos de palavras ou trocadilhos, onomatopeias, neologismos, grafias e letras diversificadas, etc.
Sendo uma modalidade do gênero argumentativo, o texto publicitário argumentos para persuadir o interlocutor. Esses argumentos, direta ou indiretamente, estão relacionados com eventuais vantagens que o consumidor teria comprando o produto. Essas vantagens podem ser de ordem quantitativa, qualitativa ou ideológica, quando se acena com valores.
REVISÃO:
Características do texto publicitário escrito:
- Quase sempre constituído por imagem ou texto;
- Linguagem persuasiva, direta e clara;
- Estrutura variável, mas geralmente composta por:
* Texto, que amplia o argumento do texto;
* Assinatura, logotipo ou marca do anunciante;
- Nível de linguagem de acordo com o publico que se pretende atingir;
- Verbos geralmente no modo imperativo ou no presente do indicativo;
- Uso de recursos como figuras de linguagem, ambiguidade, jogos de palavras ou trocadilho, provérbios, etc.
SuperAjuda 02.10.2014