Algumas doenças humanas causadas por vírus


Doenças humanas causadas por vírus


I. Doenças virais associadas á pele:


Catapora: (ocorre em sua maioria durante a infância) È causada pelo Varicela-zóster, um vírus envelopado com DNA de cadeia dupla. Afeta frequentimente crianças, com formação de pústulas na pela, que negridem após três ou quatro dias.

OBS.:  A infecção pode também atingir vários órgãos internos.

    O DNA viral permaneçe, em geral, em estado latente nos gânglios nervosos e pode ser ativado décadas mais tarde, causando lesões dolorosas na pele, ao longo de nervos sencitivos, quadro clínico chamado herpes zóster ou cobreiro.
    O vírus pode ser adquirido pelas vias respiratórias e a infecção manifesta-se em cerca de duas semanas.

Dica: Deve-se evitar o contato com pessoas contaminadas pelo vírus.

Herpes Simples Labial:  O agente causador é o  Herpes Simplex  tipo 1 (HSV-1), um vírus envelopado com DNA de cadeia dupla. A infecção ocorre na infância e chega a tingir cerca de 90% da população dos países desenvolvidos, mas apenas cerca de 15% apresentam os sintomas,  na forma de lesões nas bordas dos lábios. O DNA viral permaneçe em estado latente no gânglio do nervo trigêmeo que inerva a face. O vírus pode ser reativado, infectando células da pele e provocando as lesões típicas do herpes. Essas recorrências estão associadas a situações traumáticas, como exposição excessiva á luz ultravioleta do sol, estresse emocional e variações hormonal do ciclo menstrual.               Adquire-se o vírus por contato com pessoas ou com objetos contaminados, por isso deve-se evitar contato íntimo com pessoas durante as recorrências da infecção. Pomadas contendo inibidores da síntese de DNA viral podem aliviar os sintomas.

Rubéola:  È causada pelo Rubivirus, um vírus envelopado com RNA de cadeia simples (+). Os sintomas são muito leves e podem passar despercebidos. Em geral ocorrem febre branda e pequenas manchas vermelhas na pele. A infecção durante a gravidez produz, em 35% dos casos, a síndrome da rubéola contagiosa, caaracterizada por sérios danos ao feto em desenvolvimento, incluindo surdez, catarata, má-formação cardíaca, retardo mental e até mesmo a morte. Adquire-se o vírus  pelas vias respiratórias, por  meio de gotículas de saliva expelidas por pessoas portadores do vírus.
    O tratamento é sintomático. Antitérmicos e analgésicos ajudam a diminuir o desconforto, aliviar as dores de cabeça e do corpo e baixar a febre. Recomenda-se também que o paciente faça repouso durante o período crítico da doença. Criança que nasce com rubéola pode transmitir o vírus por até um ano. Por isso, devem ser mantidas afastadas de outras crianças e de gestantes.  A vacina  é aplicada na infância juntamente com as vacinas contra sarampo e caxumba na forma da vacina tríplice viral. A vacina contra a rubéola é eficiente em quase 100% dos casos e deve ser administrada em crianças aos 15 meses de vida. Mulheres que não tiveram a doença devem ser vacinadas antes de engravidar.

Sarampo: È causado por Morbilivirus, um virus envelopado com RNA de cadeia simples (-). A infecção tem inicio na parte superior das vias respiratórias e, após um périodo de incubação de 10 a 12 dias, aprecem sintomas semelhantes aos do resfriado comum: dor de garganta, dor de cabeça e tosse. Logo depois, aparecem erupções na pele, começando na face e espalhando-se pelo tronco e pelas extremidades. O sarampo é uma doença perigosa, principalmente em crianças e idosos.                   Adquire-se o vírus pelas vias respiratórias, por meio de gotículas de saliva de pessoas portadores do vírus. A vacina é aplicada na infância juntamente com as vacinas contra caxumba e rubéola na forma de vacina tríplice viral.

OBS.: Deve-se evitar o contato com pessoas que apresentem os sintomas da infecção.

Variola:  È causada pelo Orthopoxvirus, um vírus envelopado com DNA de cadeia dupla. o vírus infecta inicialmente órgãos internos antes de entrar na corrente sanguínea e infectar as células da pele, com a formação de pústulas que provocam lesões desfigurantes pelo resto da vida.Os sintomas provocados pela variola são, febre alta e dor de cabeça muito forte, acompanhadas de dores no corpo. As crianças apresentam, ainda, convulsões e vômitos.

OBS.: A taxa de mortalidade é grande entre os infectados!

    A transmição ocorre pelas vias respiratórias, por meio de gotículas de saliva de pessoas portadoras do vírus.
    A vacina é muito eficiente e sua aplicação sistemática e generalizada levou a erradicação da doença no mundo.
E, não deve-se esqueçer da rubéoloa!

II. Doenças virais associadas ao sistema nervoso:


Poliomielite: È causada por Enterovirus, um vírus não-envelopado com RNA de cadeia simples (+). O vírus multiplica-se inicialmente em células da garganta e do intestino delgado, invadindo em seguida, as tonsilas, os linfonodos do pescoço e o íleo. Em geral, a infecção regride e, na maioria dos casos, é assintomática ou produz sintomas leves como dor de cabeça, dor de garganta febre e náusea, confundindo-se com meningite branda ou com gripe. Se a infecção persistir, os vírus caem na circulação sanguínea e penetram no sistema nervoso central. Ali eles infectam preferencialmente as células  nervosas motoras que formam as raizes dorsais dos nervos espinais, matando-as e provocando paralisia e atrofia dos músculos por ela inervados. A doença pode causar a morte se forem atingidos nervos que controlam os músculos do sistema respiratório. Adquire-se o vírus por ingestão de alimentos e água contaminados com fezes de portadores. A vacina é muito eficiente e sua aplicação sistemática e generalizada está levando á erradicação da doença.

Raiva: È causada por Lyssavirus, um vírus envelopado com RNA de cadeia simples (-). O vírus multiplica-se inicialmente em células musculares e do tecido conjuntivo, onde permaneçe por dias ou meses. Em seguida, entra nos nervos periféricos, deslocando-se por eles até o sistema nervoso central, onde causa encefalite. Quando o vírus penetra em áreas ricas em fibras nervosas, como o rosto ou as mãos. O périodo de incubação pode ser bem curto e a doença é mais perigosa, pois não há como combater o vírus após sua entrada no sistema nervoso. Quando este é atingido, alternam-se périodos de agitação e de calma. Nessa fase são frequente os espasmos dos músculos da boca e da faringe, que ocorrem quando o animal ou a pessoa afetada tentam inalar ar ou beber água. A simples visão da água ou o pensar nela se encadeia os espasmos, daí a doençaser conhecida também como hidrofobia. A raiva é sempre fatal em questão de dias. O vírus presente na saliva do animal infectado, é transmitido por mordida ou pelo contato com ferimentos expostos. Antes que atinja o sistema nervoso, a doença pode ser evitada com a injeção de anticorpos antivirais (soro) ou mesmo com vacinação pós-exposição ao vírus. pessoas mordidas pelo animal (ou se a saliva deste entrar em contato com algum ferimento exposto) devem lavar o local ferido com água limpa e sabão, além de manter o animal sob observação rigorosa e procurar imediatamente o serviço de assistência médica.

III. Doenças virais associados ao sistema cardiovascular e linfático:


Dengue:  È causada por Flavivirus, um tipo de vírus envelopado com RNA de cadeia simples (+). São conhecidas quatro variedades do vírus, três das quais ocorrem no Brasil.

OBS.: Se uma pessoa for afetada por uma das formas, não adquire imunidade para as outras!

    A dengue, também conhecida como febre quebra-osso, caracteriza-se por febre, dores musculares intensa, dores nas juntas, manchas vermelhas na pele e pequenas manifestações hemorrágicas. Essa é a forma  mais branda da doença, conhecida como dengue clássica, cujos sintomas regridem em 5 a 7 dias, podendo persistir a fadiga.
    A forma mais grave, conhecida como dengue hemorrágica, tem sintomas iniciais semelhantes aos da dengue clássica mas, no terçeiro ou quarto dias, começam a ocorrer sangramentos internos, a pressão sanguinea cai, os lábios ficam roxos, ocorrem dores abdominais e alternam-se períodos de letargia e agitação.

OBS.: A dengue hemorrágica pode levar a morte!

    Adquire-se dengue pela picada de um mosquito portador do vírus, o Aedes aegypti ou o Aedes albopictus. Nenhuma dessas duas espécies é nativa das Américas, tendo sido introduzidas, diversas vezes em nosso continente.
    O Aedes aegypti é o principal vetor da dengue no Brasil e o Aedes albopictus, na Àsia e nos EUA.
Combatem-se os sintomas com hidratação e antitérmicos, mas medicamentos á base de ácido acetilsalícilico, como a asperina, não devem ser utilizados, pois essa substância pode aumentar a hemorrágia. A doença pode ser controlada e eventualmente erradicada com eliminação dos mosquitos vetores. Uma medida é impedir o acesso do mosquito a qualquer tipo de água parada, onde ele possa depositar seus ovos e suas larvas possam desenvolver-se. devem-se cobrir caixas d'água e eliminar pneus, vasos e utesílios onde a água da chuva possa acumular-se e servir de criadouro aos mosquitos transmissores.

Febre Amarela: É causada por Flavivirus, um vírus envelopado com RNA de cadeia simples (+). o vírus infecta inicialmente células dos linfonodos, espalhando-se em seguida pelo fígado, baço, rins e coração. No início da infecção os sintomas são, febre, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas e, em seguida, naúsea e vômito. Com a lesão do fígado, pigmentos biliares são liberados no sangue e se depositam na pele e nas membranas mucosas, levando a pessoas a adquirir uma tonalidade amarela, dai o nome da doença. A febre amarela é uma doença ainda endêmica na América Central. O vírus é transmitido  por mosquitos Aedes aegypti contaminados. Nas matas, outras espécies de mosquitos transmitem a doença.
OBS.: Os reservatórios naturais são macacos!

    A vacinação, com forma atenuada do vírus, confere uma imunidade efetiva com poucos efeitos adversos. A doença pode ser controlada e eventualmrnte erradicada pelo combate aos mosquitos vetores. Devem-se eliminar os criadouros de mosquitos, como foi mencionado no caso da dengue.

IV. Doenças virais associadas ao sistema respiratório:


Gripe: É causada por Influenzavirus, um vírus envelopado que contém oito moléculas de RNA de cadeia simples (-). Os sintomas são calafrios, febre, dor de cabeça e dores musculares generalizada. A recuperação costuma ocorrer em poucos dias, mas pessoas idosas e crianças, bem como as debilitadas por doenças crônicas, correm o risco de desenvoler pneumonia viral ou bacteriana, otites, sinusites, entre outras doenças. Essas complicações, dependendo da gravidade, podem causar até a morte da pessoa.
    A contaminação dá-se por meio de gotículas de saliva contendo o vírus, que penetram pelas vias respiratórias. A droga antiviral amantadina pareçe reduzir significativamente os sintomas se administrada apropiadamente. A vacinação de idosos têm sido bastante eficiente, reduzindo significativamente a taxa de mortes.

Resfriado Comum: Cerca de 50% dos resfriados são cauados por Rhinovirus, um vírus não-envelopado com RNA de cadeia simples (+). Entre 15 e 20% são causados por Coronavirus, um vírus envelopado de RNA com cadeia simples (+). Os demais casos devem-sw a vírus diversos. Os vírus infectam células da mucosa nasal, produzindo sintomas como espirros, aumento de secreção das vias respiratórias e congestão nasal. A infecção pode facilmente espalhar-se da garganta para os seios nasais, as vias respiratórias inferiores e os ductos auditivos, causando laringite e otite. Adquire-se o vírus por contato direto com secreções nasais ou com ambientes contaminados. Os vírus podem resistir durante horas em superfícies como telefones e outros utesílios, podendo contaminar as mãos e ser levados até as cavidades nasais.

OBS.: Deve-se evitar contato com pessoas apresentando sintomas da infecção.

V. Doenças virais associadas ao sistema digestório:


Caxumba: É causada por Paramyxovirus, um vírus envelopado com RNA de cadeia simples (-). O vírus infecta, em geral, células das glândulas salivares parótidas, provocando inchaço em um ou em ambos os lados da porção superior do pescoço, acompanhado de febre e dor ao engolir. Entre 20 e 30% dos homens infectados após a puberdade apresentam inflamações dos testículos que, em casos raros, provoca esterilidade. Pode raramente provocar inflamação dos ovários.
    A trnasmissão dá-se por meio de gotículas de saliva contendo o vírus, que penetram pelas vias respiratórias.
    Deve-se evitar o contato com pessoas doentes e objetos utilizados por elas. A imunização é feita por vacina aplicada na infância juntamente com as vacinas contra sarampo e rubéola na forma da vacina tríplice viral.

Gastrenterite Retroviral: É causada por Rotavirus, um tipo de vírus mão-envelopado que contém 11 moléculas de RNA de dupla cadeia no capsídio. Após um período de incubação de dois ou três dias, surgem os sintomas: febre baixa, diárreia e vômito, que podem persistir por cinco a oito dias. A infecção pelo rotavírus é a causa mais comum de diarréia severa em crianças, sendo responsável por cerca de 600 mil mortes por ano, no mundo.
    Adquire-se a doença pela ingestão de alimentos ou água, contaminados por fezes contendo o vírus. A substituição do leite materno por mamadeira aumenta o risco de contaminação, principalmente em populações carentes de saneamento básico.
    Não há forma de combater a infecção, o único tratamento é a reidratação oral dos pacientes e, em casos graves, areidratação intravenosa.


VI. Doenças virais associadas ao sistema genital:


Condiloma Acuminado (Crista de galo ou Verruga genital): É uma DST causada por Papillomavirus, um vírus não-envelopado com DNA de cadeia dupla, também conhecido como HPV. O vírus infecta células dos órgãos genitais, provocando lesões papilares (verrugas) na glande, prepúcio e meato uretral, no homem, e na vulva, períneo, vagina  e colo do útero, na mulher. A lesão pode ser muito pequena, de difícil visualização a olho nú. Na maioria das vezes, a infecção é assintomática. Pode levar ao desenvolvimento de câncer no colo do útero, na vulva e, mais raramente, no pênis e no ânus.
    Adquire-se o vírus por contato sexual intimo (vaginal, anal e oral), mesmo não ocorrendo penetração vaginal, anal ou oral, o vírus pode ser transmitido. Eventualmente, uma criançça pode ser infectada pela mãe doente durante o parto. Pode ocorrer também, embora mais raramente, contaminação por outras vias que não a sexual: banheiros, saunas, instrumental ginecológico, uso comum de roupas intímas etc.

Tem-se algumas formas dde tramento, dentre as quais:

Crioterapia: Faz uso de nitrogênio liquido para congelar e aniquilar a verruga genital.
Eletrocautério: Utiliza um aplicativo que emite uma sonda de calor que mata a verruga genital.
Cirurgia: Remove a verruga por verruga com ferramentas cirúrgicas como bisturi e tesouras.
Laser: Este método é mais utilizado em casos em que as verrugas genitais são maiores ou mais espessas. A remoção da erupção é feita por meio de um raio laser que aplica calor diretamente na verruga, removendo-a.

OBS.: Deve-se evitar contanto íntimo, principalmente o sexual, com pessoas portadoras do vírus!

Herpes Simples Genital: O agente causativo é o Herpes Simplex tipo 2 (HSV-2), um vírus envelopado com DNA de cadeia dupla. A lesões aparecem após um périodo de incubação de uma semana ou menos e causam a sensação de uma queimadura. A micção é dolorosa e caminhar é desconfortável. O DNA viral permaneçe em estado latente no gânglio sacral próximo á base da espinha e as recorrências são desencadeadas por diversos fatores, como estresse emocional, menstruação e febre. A infecção ocorre, em geral, na relação sexual com o portador, por isso, deve-se evitar contato íntimo com pessoas durante as recorrências da infecção. As ulcerações na pele secretam um fluido contagioso. O uso de camisinha nessa fase da infecção ofereçe pouca proteção, pois, na mulher, as lesões ocorrem geralmente na genitália externa e, nos homens, na base do pênis.       Pomadas contendo inibidores da síntese de DNA viral podem aliviar os sintomas.

Super Ajuda 15.03.2015   12:02
www.superajudarapida.blogspot.com
adaoguida@gmail.com