Explosivos


    É possível armazenar quantidades enormes de energia nas ligações químicas, e talvez o melhor exemplo esteja na química dos explosivos. Um explosivo é uma substância líquida ou sólida que satisfaz três principais critérios:
  1.  A decomposição deve ser rápida.
  2. A decomposição deve ser muito exotérmica.
  3. Os produtos da decomposição devem ser gasosos, assim a reação é acompanhada de um tremendo aumento de pressão exercido por esses gases. 
    A combinação desses três efeitos leva a uma produção violenta de calor de gases, que geralmente estão associados com as explosões.
   Levando isso em conta, quais são os produtos mais adequados em que se deve decompor um explosivo?
   Idealmente, para se ter uma reação muito exotérmica, um explosivo deve ter ligações químicas muito fracas e sua decomposição deve produzir substâncias com ligações químicas muito fortes.
    Ao analisar as energias  de ligação, vemos que as ligações entre N e N e também entre C eO são muito fortes. Não é surpreendente que muitos dos explosivos produzam N2 (g), CO (g) e CO2 (g). Quase sempre vapor de água também é produzido.
    Um bom exemplo é a nitroglicerina, um líquido oleoso de cor amarelo-pálido, muito sensível ao impacto. Basta agitá-lo para ocasionar sua decomposição explosiva em nitrogênio, dióxido de carbono, água e oxigênio gasosos :

    As elevadas energias de ligação nas moléculas de N2 (944 KJ/mol de moléculas), de CO2 (1.486 KJ/mol de moléculas) e de água (926 KJ/mol de moléculas) fazem essa reação ser muito exotérmica. com exceção de uma pequena quantidade de O2, os produtos são N2, CO2 e H2O.


ATENÇÃONunca caia na tentação de manipular explosivos. Acidentes sérios, com queimaduras e até a morte, atestam o risco que é manuseá-los.

Super Ajuda 02.12.2014 - 22:10