Como aproveitar a energia das ondas do mar?


Como aproveitar a energia das ondas do mar?

    O mar, quando quebra na praia, é bonito, mas também é um grande desperdício de energia. Se pensarmos na carência de energia vivida por muitos países, torna-se quase inacreditável que essa energia fornecida pelo movimento das ondas ainda não seja aproveitada em maior escala. Já temos alguns casos nos quais ocorre esse aproveitamento e, embora atendam a pequenas comunidades de moradores, são exemplos bem-sucedidos.
     Em Islay, na Escócia, foi construída uma usina que usa as ondas do mar e favorece energia suficiente para abastecer aproximadamente 400 casas. Em Portugal, mais precisamente no arquipélago de Açores, também existe uma usina, semelhante a essa, cuja potência é de 400 kW, suficiente para atender cerca de 1000 pessoas, ou 10% do total da população da ilha.
    Essas usinas são projetadas para atender a pequenas comunidades e têm um baixo custo de instalação. São relativamente simples e, além disso, uma fonte de energia limpa, renovável e de baixo impacto ambiental.
    São feitas de uma estrutura de concreto que abrange cerca de 12 metros quadrados (m²) de superfície e 14 metros (m) de altura. Instaladas na zona de arrebentação das ondas, seu funcionamento se baseia nas seguintes etapas:
·          A abertura na frente da usina deixa a água entrar a cada vez que uma onda arrebenta.
·         A subida rápida do nível da água dentro da central faz com que uma grande quantidade de ar seja jogada para cima.
·         O vento gerado pela subida no nível do mar faz girar uma turbina, que produz energia elétrica.

OBS.:  Preservar é uma dívida que todos devemos pagar.
Super Ajuda 23.11.2014